Província Portuguesa Companhia de Jesus
A Companhia de Jesus é um instituto religioso da Igreja Católica.
Fundada por Sto. Inácio de Loiola em 1540.
Click to Pray
Jesuitas

Sobre Nós

A sua origem remonta a 1943, ano em que a Companhia de Jesus adquire a Quinta dos Condes da Esperança, para aí instalar em edifício próprio a Escola Apostólica, em substituição das instalações provisórias de Macieira de Cambra. A 15 de dezembro de 1953 é lançada a primeira pedra para a construção do edifício do Colégio. A inauguração do CAIC, como escola vocacionada para a formação dos candidatos ao sacerdócio na Companhia de Jesus, dá-se dois anos mais tarde, a 25 de outubro de 1955. São reitores do Colégio, neste primeiro período da sua história, os Padres Izidro Pereira, Joaquim Eça d´Almeida, João Felgueiras, José Maria Azeredo, João Valente Cabral e Narciso Aguiar.

Dá-se entretanto uma mudança de orientação na formação dos jovens jesuítas que obriga o Colégio a reestruturar os seus objetivos e modo de funcionamento. Transforma-se, em 1975, num estabelecimento de ensino aberto à população local, acolhendo alunos de ambos os sexos da região em que se encontra inserido. Passa a ser subvencionado pelo Estado, proporcionando um ensino gratuito. Em 1992 é introduzido o Ensino Secundário, facultando o Colégio, neste momento, todos os níveis de ensino do 5.° ao 12.° ano de escolaridade. Atualmente conta com cerca de 800 alunos, 93 educadores (63 docentes e 30 não docentes) e possui Autonomia Pedagógica. Nesta segunda fase da sua história, o CAIC teve como Reitores os Padres Américo Mendes, Alberto A!ves de Sousa e Manuel Malvar e, como Diretores Pedagógicos, os Padres Manuel Pereira Gomes, Américo Mendes, Jorge Manuel Sena, Domingos de Freitas e José Manuel Lopes. As perspetivas de futuro orientam-se pela preocupação da melhoria permanente da qualidade do ensino/aprendizagem, da integração do Colégio no meio e do aprofundamento dos laços de amizade e colaboração que já proporcionam ao CAIC um ambiente familiar, alegre e descontraído, em que alunos e educadores se conhecem e entreajudam, procurando responder ao grande desafio da educação em que se encontram empenhados.