Província Portuguesa Companhia de Jesus
A Companhia de Jesus é um instituto religioso da Igreja Católica.
Fundada por Sto. Inácio de Loiola em 1540.
Click to Pray
Jesuitas

Desporto

Andebol | Voleibol | Xadrez



Andebol

modalidade de Andebol surgiu no Colégio em 1993, com a entrada como docente da Professora Ana Cristina Santos, a convite do Padre Manuel Paiva, para implementar a modalidade de Andebol como alternativa ao desporto existente no Colégio e na sua zona envolvente. O Núcleo iniciou a sua atividade com as equipas de Iniciados Femininos e Masculinos. A partir de 1995, o Núcleo, por razões internas, passou a integrar somente equipas masculinas, embora tenha elementos femininos nos escalões de formação.

Os vários escalões de formação são: Bambis | Minis | Juvenis | Juniores

Responsável: Ana Cristina Santos
Contactos: E-mail: cristina.santos@caic.pt


Voleibol

O Núcleo de Voleibol nasceu da vontade de um homem que acreditava, acima de tudo, no desporto como entidade formadora de consciências. O Padre Paiva, indo ao encontro do projeto que se iniciava no ano letivo de 1989/1990, passou aos educadores que o acompanhavam vontade de criar condições para os pequenos atletas. Assim, no primeiro ano de formação do Núcleo, o escalão de Minis Masculinos foi o motor de arranque para o que viria a seguir. Tendo já passado por variadas fases, o Voleibol do CAIC tem constituído um meio de aglutinar as vontades da comunidade educativa, dos pais e encarregados de educação e, particularmente, dos alunos que abraçam a modalidade. Umas vezes com (muito) bons resultados, outras com muito boas intenções de os conseguir, mas sempre a formação humana como principal objetivo.

Os treinos decorreram sempre após o término das aulas.


Xadrez

O clube de xadrez já existe no colégio há alguns anos, sendo que nos últimos tem cativado um número bastante significativo de praticantes. Trata-se de uma modalidade que concilia atividades de cariz educacional e social. Este clube destaca-se por desenvolver uma atividade lúdica de origem milenar, estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas (atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, paciência, imaginação, responsabilidade, tomada de decisões), estimular a autoestima, a competição saudável e o trabalho de equipa. Trata-se de uma atividade tão importante que a UNESCO mantém o Comitê de Xadrez Escolar, responsável por integrar a modalidade nas escolas e instituições de ensino e visar que a prática seja pedagogicamente produtiva.

Responsável: Prof. Francisco Cardoso
Contactos: francisco.cardoso@caic.pt