Província Portuguesa Companhia de Jesus
A Companhia de Jesus é um instituto religioso da Igreja Católica.
Fundada por Sto. Inácio de Loiola em 1540.
Click to Pray
Jesuitas

Tema do Ano

É para Ti


Toda a aventura começa com um chamamento



Este ano começamos a segunda volta do ciclo de seis anos (ver quadro abaixo) através do qual trabalhamos algumas chaves da espiritualidade inaciana nos nossos colégios. Este ano centrar-nos-emos na importância do chamamento:

 


 

1

2

3

4

5

6

CHAVE  DOS EE

 

Chamamento  do Rei Eterno

 

Princípio e Fundamento

Contemplação da Encarnação

Meditação das duas Bandeiras

Sentir com a Igreja

Contemplação para alcançar Amor

CHAVE INACIANA

Magis

Em tudo amar e servir

Um fogo que acende outros fogos

Buscar e encontrar Deus em todas as coisas

Amigos no Senhor

Mais nas obras que nas palavras

TEMA

É PARA TI

ENCHE-TE  

DE VIDA

OLHA DE NOVO

ESCOLHER PARA SONHAR

A NOSSA CASA É O MUNDO

EM TUDO, OBRIGADO














A Segunda Semana dos Exercícios Espirituais (onde se contempla a vida de Jesus até à paixão) inicia-se com o Chamamento do Rei Eterno [EE 91]. Uma oração que nos recorda que Jesus nos chama, conta connosco, que no início de qualquer caminho, projeto, vida está sempre um convite.


Este chamamento é pessoal “É PARA TI”, e é especial porque comporta três elementos mais, sem os quais perde o seu verdadeiro sentido:

 

Este chamamento requer uma resposta (linha horizontal), já que não consiste apenas em sonhos e em desejos bonitos; pede uma aterragem: respondendo, agindo, concretizando. Por sua vez, a resposta não é um puro ativismo que se esforça por atender a todos os campos de batalha, mas apenas àqueles a que se sente o chamamento. Não é o muito fazer que mais importa, mas sim o responder generosamente àquilo a que somos chamados.

 

Esta chamada-resposta procura o Magis (linha vertical); não se contenta com o medíocre. Magis é sempre ‘mais’. Procura alcançar grandes horizontes, alberga grandes desejos, lança-nos à “audácia do impossível”. No entanto, estas grandes ‘alturas’  concretizam-se no quotidiano do dia a dia, só estamos chamados a distinguirmo-nos no ‘mais alto’ incidindo no mais pequeno, no ínfimo, no que parece que não conta. Assim se enraíza a grandeza do Magis e adquire toda a sua profundidade o pequeno.


É por isso que este ano queremos pôr o acento no testemunho de pessoas que escutam e respondem assim ao chamamento. Relatos de vida, narrações que transmitem e contagiam esta experiência, gente chamada que faz com que outros também se sintam chamados, gente ‘sólida’ que respondeu de um modo ou de outro, e que são no nosso mundo “samaritanos, testemunhas, mestres”… (Ver documento “Samaritanos, testemunhas, mestres”) Todas essas aventuras começaram um dia com uma resposta, com um sim.


Testemunhos que falam de projetos, de sentido, de atitudes que transformam este mundo. Recuperemos um estilo épico, recuperemos a radicalidade do apelo de Jesus que procura somar o maior número de pessoas à sua grande causa, ao Reino de Deus, à plenitude deste mundo onde a dignidade e a felicidade das pessoas estão em primeiro lugar.


Aproveitamos a nossa vocação educativa, a nossa tarefa quotidiana, para transmitir aos nossos alunos que a nossa excelência (Magis) não é apenas académica, mas que procura formar homens e mulheres conscientes, competentes, compassivos e comprometidos. Despertemos como educadores o desejo, ajudemos a descobrir e a sentir o convite de um Deus que conta com cada um de nós. Não sejamos surdos ao seu chamamento.